quinta-feira, 3 de março de 2011

Como estudar fora do país?

Antes de escolherem o país onde pretendem ir estudar devem decidir qual o curso que querem seguir, mas devem reflectir bem na hora de escolher, e ter a certeza de que não se vão arrepender.
             Depois da escolha do curso, devem pesquisar sobre os país que têm esse curso e verificar tem as melhores faculdades. Pesquisem também outros factores importantes do país como, a cultura, como é o curso que querem neste país, e se os gastos vão valer a pena, é importante saber o clima do país, para que estejam preparados para encarar as variações de temperatura.
             Para escolher a universidade, não se esqueçam de verificar se ela é registada e certificada por órgãos educacionais. Reserve o curso com antecedência, para garantir a sua vaga, e ter tempo para preparar as suas malas, e documentos.
             Tudo isso tem que ser analisado tendo em conta os seus gastos. Têm de saber quanto dinheiro vão gastar, pois além de ter que reservar dinheiro para as passagens, hospedagem, cursos, alimentação, transporte, têm que ter dinheiro a mais para passar o dia-a-dia, e também para sair e conhecer melhor o país.
             Quando forem procurar um local para se hospedarem também devem analisar alguns  pontos, como por exemplo, o conforto do local, a segurança, as  possibilidades de refeições, e com um preço acessível ás suas condições.
Existem várias alternativas de locais onde se podem hospedar. Algumas casas de família alugam quartos, incluindo refeições, e caso não gostem da casa podem solicitar a mudança de local. Há também quartos para estudantes, onde puderam dividir o quarto com outro estudante.
              Podem ainda contratar o serviço de uma agência para vos auxiliar a fazer todas estas escolhas, muitas vezes é a melhor opção, pois a agência irá dar-vos opções dos lugares mais confiáveis para se puderem hospedar, estudar, etc. Assim será mais fácil decidir tudo, pois terão ajuda desde a hora de escolher o curso até à sua acomodação. E até quando já estiverem em outro país, à agência continuará a auxiliar-vos, caso ocorra algum problema.
Acesso ao ensino superior no estrangeiro
Para obterem informações sobre o acesso a sistemas de ensino superior estrangeiros, nomeadamente os respectivos processos e condições, deveram entrar em contacto com os serviços e organismos dos diferentes países.
        Em alguns desses países, nomeadamente da União Europeia, é necessário que os alunos reúnam condições de acesso ao ensino superior em Portugal para o curso que pretendem frequentar. Para esses casos e quando tal se verificar, a Direcção-Geral do Ensino Superior emite um certificado que comprova que o aluno reúne as condições de acesso ao curso pretendido em Portugal no presente ano com determinada nota de candidatura.
          Desta forma, este certificado só pode ser emitido quando:
  • Tiveres concluído um curso de ensino secundário;
  • Tiveres exames nacionais válidos e que satisfaçam as provas de ingresso em pelo menos uma das instituições que leccione o curso pretendido;
  • Cumpras as classificações mínimas fixadas para as provas de ingresso e para a nota de candidatura.
Como Pedir?
O certificado poderá ser pedido:
  • Por correio electrónico: acesso@dges.mctes.pt
  • Por correio ou presencialmente: DGES, Av. Duque D'Ávila, 137, 1069-016 Lisboa
  • Por fax: 21 312 61 23
O que deve incluir o pedido?
Podem utilizar o modelo de requerimento ou, em alternativa, indicar no pedido:
  • Nome
  • N.º de identificação (n.º de BI, cartão de cidadão ou n.º interno utilizado)
  • N.º de identificação fiscal
  • Ano e fase de candidatura anterior em Portugal (ou de realização de exames)
  • Morada para envio do certificado
  • Curso pretendido no estrangeiro
Deves ainda juntar o comprovativo de pagamento de cinco euros, por:
·        Cheque (endossado à Direcção-Geral do Ensino Superior)
·        Vale Postal (endossado à Direcção-Geral do Ensino Superior)
·        Transferência Bancária (NIB: 0781 0112 00000007851 89)
·        Numerário (apenas presencialmente)
Se só concluíram o ensino secundário no presente ano ou se pretendem que o certificado inclua classificações de exames também deste ano, devem juntar/apresentar o original da Ficha ENES.

Recepção do Certificado
              Alguns dias após a recepção dos pedidos, os certificados serão enviados por correio postal para a morada indicada ou ficarão disponíveis para levantamento presencial.
                           
Neste caso vamos abordar países que apresentam o curso de Medicina, tais como Espanha, Inglaterra e República Checa. Seleccionámos estes países pois são os países que apresentam maior procura por parte dos alunos que querem tirar este curso fora de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário